Indústria de viagens alemã recupera, mas a inflação pode limitar o consumo

Indústria de viagens alemã recupera, mas a inflação pode limitar o consumo

A indústria de viagens alemã pode olhar para trás, para o ano bom de 2022. Mas as perspectivas são sombrias tendo em conta a alta inflação, embora as férias ainda sejam muito solicitadas.

A indústria do turismo alemã ainda não ousa fazer uma previsão para o próximo ano por causa da crise energética. "Resta saber como é que a propensão dos alemães para o consumo se irá comportar nas próximas semanas num contexto de inflação crescente", disse o Presidente Norbert Fiebig da Associação Alemã de Viagens (DRV).

Resta ver como será o rendimento disponível das famílias alemãs. No entanto, inquéritos recentes mostram que as viagens de férias continuam a ser consideradas prioritárias para o consumidor e que as pessoas não querem desistir de viajar em 2023, apesar do actual ambiente difícil com o aumento dos preços da energia. "Isto torna-nos optimistas mas resta saber se as intenções de viagem também serão traduzidas em reais reservas de férias".

Na segunda quinzena de Setembro, uma em cada cinco marcações já era para o Verão de 2023. Os pacotes turísticos com a garantia de cancelamento flexível e opções de remarcação oferecidas pelos operadores turísticos - as chamadas opções flexíveis – mostraram-se ser as mais populares, e a tendência para reservas de curto prazo a partir do fim do Verão estão a prolongar-se pelo Outono", disse Fiebig.

As viagens do próximo Inverno de 2022/2023 deverão ser significativamente melhores do que no ano passado. As vendas já são 74% mais altas do que no Inverno anterior, quando havia restrições da pandemia que constituíram um grande obstáculo às vendas das agências de viagens.

No entanto, os números estão muito abaixo do nível pré-pandemia, por exemplo, as vendas para todo o próximo Inverno a partir do final de Agosto de 2022 ainda estão 33% atrás do semestre de Inverno de 2018/2019. O mercado da Turquia, no entanto, aumentou 16% em comparação com os níveis anteriores à crise.

De acordo com a DRV, a época de Verão de Maio a Outubro, que termina dentro de duas semanas, irá quase atingir o nível de vendas do Verão pré-pandemia de 2019. As vendas para viagens organizadas na Alemanha estavam ainda recentemente apenas 5% abaixo do nível de há três anos atrás.

Aparentemente, muitas pessoas ultrapassaram as dúvidas referentes à pandemia: as despesas por pessoa por noite aumentaram em média 15%. As viagens ao Mediterrâneo foram particularmente populares neste Verão, com a Turquia a captar (33%) e a Grécia (22%) dando origem a fortes subidas nas vendas.

Apesar do Verão promissor, o balanço preliminar para todo o ano turístico 2021/22 - ou seja, Novembro 2021 a Outubro 2022 - "continua a não ser satisfatório", de acordo com a DRV. Porque com base nas reservas até ao final de Agosto, ainda se regista uma queda de 14% nas vendas, em comparação com o ano de referência 2018/19.

A razão para este facto, afirmou o Presidente da DRV, foi o mau Inverno de 2021/22 devido às restrições da Covid-19, quando as receitas caíram cerca de um terço. "A indústria das viagens está a caminho da recuperação, mas está longe de estar fora de perigo", salientou o chefe da DRV Fiebig.

No entanto, a TUI reportou um aumento nas reservas para férias mais longas durante o próximo Inverno. Segundo este grande operador, as pessoas querem combinar trabalho e viagens (workation), estão mais dispostas a passar férias novamente, e os crescentes custos de energia em casa são também uma razão para muitos optarem por férias mais longas. Para estadas de mais de três semanas, foram recebidas em poucos dias cerca de 1500 reservas para uma oferta especial para a época de Inverno, anunciou a TUI.

Em geral, as reservas para férias longas e "workation" são susceptíveis de aumentar, estima o chefe da TUI para a Alemanha, Stefan Baumert: "No total, este segmento poderá em breve exceder o limiar de 100.000 reservas - o potencial está no Verão e no Inverno. Com as novas opções de trabalho em casa e modelos de horário de trabalho flexível, a tendência criou uma nova clientela". A Turquia, o Norte de África ( Egipto e a Tunísia), assim como nas Ilhas Canárias, os casos de Tenerife ou Fuerteventura, estão a ser muito procuradas.

 

Fonte: News in Germany, 2022 October 17

18 Outubro 2022